Hoje, dia 3 de maio, um dos maiores nomes do funk de São Paulo completa 20 anos, o MC Pedrinho.
Nascido em 2002, o funkeiro vive um grande momento na carreira, vindo com uma sequência de dois grandes hits que o mantiveram no topo das paradas por muitas semanas.
Mas antes de contar mais sobre o período atual, vamos voltar um pouco no tempo para relembrar o início da carreira do artista.
A criança que cantava música de adulto
Em 2014, quando tinha apenas 12 anos, Pedro Maia Tempester, o MC Pedrinho, surgiu como um meteoro pra cena do funk do paulista, que havia acabado de perder um de seus maiores ídolos, o MC Daleste.
O estilo Ostentação estava em queda, o gênero não tinha uma ‘cara’ própria, o que ajudou o menino que logo ganharia o nome de “Rei da Putaria” a crescer cada vez mais com suas letras ousadas cheias de conotação sexual.
Mas a história do MC no funk começou antes. Em 2013, aos 11 anos, ele já cantava por quermesses da Zona Norte de São Paulo, o que chamou a atenção da GR6 Explode.
Ainda nesse ano, ele assinou um contrato até 2024 com a produtora, garantindo longos anos de suporte da empresa que ainda não tinha tanto renome dentro da cena.
Já no ano seguinte, veio a primeira bomba: “Dom Dom Dom”. Um hit que explodiu por todo o Brasil e atraiu todos os olhares da mídia por se tratar se uma criança cantando uma letra pesada até para os adultos.
Isso fez com que ele gravasse uma nova versão do sucesso, com uma levada mais light, num videoclipe produzido pelo famoso Tom Produções. Ele até ensaiou migrar pro pop, assim como o MC Gui, mas não durou muito nesse estilo.
O funk foi o responsável pela grande mudança na vida do artista e de sua família, que vivia na miséria e passava fome na infância.
O guindaste da GR6
Ao lado do MC Livinho, Pedrinho foi um dos nomes que levantou o funk putaria e que deu início à ascensão da GR6 dentro da cena.
Rodrigo GR6, o dono da produtora, já chegou a colocar o cantor como “Guindaste” e “Presidente” da empresa.
Entre os anos de 2014 e 2016, Pedrinho colecionou sucessos. “Hit do Verão”, “Matemática” e “Geometria da Putaria” foram só alguns, além da enorme participação nos 4M e os feats com os grandes nomes de hoje que ainda estavam começando, como os MCs Hariel e Davi.
“Nosso Amor”, um dos maiores hits da sua carreira, firmou Pedrinho na cena mostrando que ele podia ser versátil, não se prendendo apenas nas letras de putaria.
Crise na relação
Já em 2020, o MC Pedrinho passou pelo momento mais conturbado da sua carreira. Ele teve um atrito com a GR6 e enfrentou problemas jurídicos para tentar rescindir seu contrato, que duraria até 2024.
O motivo da rescisão seria por uma pressão interna para a realização de shows clandestinos durante a pandemia e pela falta de prestação de contas da empresa mensal para o cantor, o que, em questões contratuais, permitia a quebra do documento, mas o pedido foi recusado inicialmente pelo juiz do caso.
Antes, o artista já havia criticado a produtora pela falta de reconhecimento com seu trabalho. Em resposta às acusações do MC, a GR6 excluiu todos os clipes de Pedrinho de seu canal do YouTube.
No período de crise com a produtora, Pedrinho começou a apostar em outro estilo, o Trap, mas não conseguiu repetir o sucesso que teve no funk.
6 meses depois da confusão, em abril de 2021, ele voltou à GR6 com status de ídolo e já emplacando um dos maiores hits da história do funk: “Bipolar”. Ao lado dos MCs Davi e Don Juan, ele ficou por diversas semanas no topo do ranking das mais ouvidas do Spotify, além do sucesso no TikTok e mais de 235 milhões de visualizações no YouTube.
Fenômeno Natural
Com a aparência física totalmente diferente, a voz mais grossa e uma mentalidade madura, Pedrinho voltou ao seu auge e atraiu novamente todos os olhares que haviam se espalhado durante a sua ausência.
Ver essa foto no Instagram
Colecionando participações em Sets de sucesso, um EP pra chamar de seu [Fenômeno Natural] e os números crescendo cada vez mais. Tudo isso levou o cantor a assinar um novo contrato com a GR6, por mais 10 anos.
“MC Pedrinho, um dos maiores nomes da música, não só do funk. Se não fosse esse cara aqui, nada disso teria acontecido. A gente tem que dar valor pra quem sempre ajudou, sempre fortaleceu o movimento e a GR6. Esse aqui é o verdadeiro guindaste da GR6, o Presidente!”, disse Rodrigo GR6, sobre Pedrinho, em fevereiro de 2022.
Embalado pela nova conquista, o cantor voltou a colocar um hit no topo do Brasil. Dessa vez, ao lado do badalado DJ Pedro Sampaio.
A música “Dançarina” segue ocupando altas posições do ranking do Spotify, deixando o nome do funkeiro em evidência durante um dos melhores momentos que o funk passa dentro da cena nacional.
Independente dos gostos, Pedrinho tem uma grande parcela de responsabilidade nisso. Assim, além dos parabéns pelo aniversário, deixamos aqui um agradecimento a tudo que o cantor fez pelo funk nesses anos!
Ver essa foto no Instagram