FUNK EM PESO! A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, comunica a criação da inédita Coordenadoria de Política Públicas do Funk. O evento ocorreu no palco do Theatro Municipal contou com nomes, como: DJ Marlboro, Tati Quebra Barraco, Cidinho, MC Hariel, MC Marks, MC Neguinho do Kaxeta e MC Davi. O espetáculo aconteceu no último dia 2 de outubro e é com entradas gratuitas.
“A Prefeitura tem um olhar diferenciado para o funk, de cuidado mesmo, de entender a sua importância social, cultural e econômica”, afirma o Prefeito Ricardo Nunes. “A partir dessa coordenadoria, a Prefeitura vai impulsionar o funk, valorizar o funk, e ajudar a dialogar para que o funk seja realizado com segurança sem impactar o entorno.”
“O funk hoje é a principal linguagem da música urbana, tem impactos econômicos tão grandes que chegam a assustar quem está fora da área, e, na mesma medida, impacta vidas! E nós, a partir dessa coordenadoria, iremos ser vanguardas mais uma vez, unindo todas essas potências em uma só voz”, afirma a Secretária de Cultura Aline Torres.
A Coordenadoria irá se reunir com membros da sociedade civil, Ministério Público, Secretaria Municipal de Subprefeituras e Polícia Militar, em um esforço para garantir a realização dos fluxos de maneira segura, dialogando com os frequentadores do baile e com o entorno.
A criação da coordenadoria é um passo histórico, promovido pela gestão Ricardo Nunes, para a valorização do funk como manifestação cultural da cidade, e irá pensar políticas públicas para o funk, promovendo novos eventos e a presença do funk nas ações da Prefeitura, dando oportunidades para artistas do segmento e impulsionando essa manifestação das periferias. Essa é a 2ª coordenadoria exclusiva para toda uma cultura específica periférica, que já possui o Núcleo do Hip Hop da Secretaria Municipal de Cultura.
No evento, DJ Marlboro, Tati Quebra Barraco, Rodrigo Oliveira e Bruno Ramos discursam sobre a importância cultural e econômica e sobre a parte social e política do Funk, em mesa com mediação da secretária Aline Torres. Na sequência, se apresentam MC Marks, MC Neguinho do Kaxeta, MC Hariel e MC Davi.