Diretamente do ABC paulista, mais especificamente em São Bernardo do Campo, Vinicius Guilherme Santos Moura, conhecido na cena do funk como “MC 7Belo”, é um dos principais MCs do gênero “Funk Mandelão”. Músicas como “Só Cavucada”, “12 Não É Mais Baile/Agora É Rave”, “Raba Safada” e “Vem Pra Marketada” são sucessos do artista. Vem com a Sobre Funk conhecer a história do funkeiro em uma entrevista exclusiva.
Origens
Vinicius Guilherme era um jovem sonhador, que sempre esteve conectado com a música. Ele cantava com a sua mãe na igreja e compunha algumas músicas de funk e romance. O estilo musical que mais se identificou foi o funk, no qual embarcou na jornada rumo ao sucesso. Em seu tempo livre, imaginava-se em shows com MC Lon e MC Dede. Vinicius tinha como referências os MCs: Frank, Magrinho e Tikão.
2013 foi seu ano de estreia no funk: lançou sua primeira música “Pesadelo dos Playboys” e subiu pela primeira vez nos palcos. Mais tarde, começou a ganhar uma certa notoriedade em sua cidade natal, São Bernardo, fazendo bailes.
O começo do sucesso
Seus pais sempre o apoiaram em sua carreira, tanto que sua mãe ligou para um produtor da gravadora “KL” para apresentá-lo: Minha mãe ligou, porém foram arrogantes, até que um dia, ela ligou novamente e por persistência o cara falou que iria me escutar”, disse o MC. Chegando na produtora, Vinicius cantou algumas músicas de sua composição e também de MC Magrinho, na qual agradou o pessoal da empresa. “Eles falaram que minha voz se encaixava neste estilo, putaria”, completou o funkeiro.
7Belo diz que KL foi fundamental para ele entender sobre o universo do funk e que aprendeu muito com os MCs: 2K, Bin Laden e Brinquedo (do qual é amigo até hoje).
De Vinicius VN para MC 7Belo
De início seu nome era “Vinicius VN”, porém os produtores da KL sugeriram mudar, escolher algo mais impactante. O funkeiro conta que depois de pensar muito, ele decidiu que seu “novo” nome seria “MC 7Belo”. De início algumas pessoas zoaram o cantor por ter escolhido o nome da bala, porém ele percebeu que seria exclusivo: “Nunca nenhum MC terá este nome, só existe eu.
Trajetória na GR6
Depois de alguns meses ele entrou na maior produtora de funk do Brasil, a GR6. Foi nessa época que o funkeiro fez amizade com MC Kitinho e juntos criaram a NGDP “Nova Geração da Putaria”: “Nós éramos muito novos na época e tínhamos os mesmos gostos dentro do funk, então criamos a marca, por sermos a nova geração que cantava putaria. Fizemos turnê por Brasília e Goiânia, vendemos copos, roupas da sigla”. A sigla virou até canção de seus criadores.
Com o tempo, o funkeiro aprendeu a produzir suas próprias músicas, foi quando lançou “Só Cavucada”, seu primeiro sucesso e com seu ídolo GW. “Foi um sonho realizado, eu não conseguia entender muito a proporção. E através dessa música eu virei amigo do GW”.
Criação de Raba Safada
Pela alta quantidade de shows que estava realizando, o cantor sentia fortes dores na garganta, tendo assim que realizar “amigdalectomia”, cirurgia das amígdalas. Por este fato deixou algumas músicas produzidas para lançar no tempo que iria ficar parado por conta da recuperação. Foi aí que lançou “Raba Safada”, seu maior hit, com mais de 20 milhões de visualizações no Youtube. O single abriu diversos caminhos e fez com que o MC ganhasse mais visibilidade no funk. “Na época eu estava escutando muito Pedro Sampaio e decidi fazer uma música com mais autotune, deixando a voz mais robótica com uma pegada mais light. ‘Raba Safada’ abriu diversas portas, fui no Raul Gil, comecei a fazer mais shows”, conta o funkeiro.
Feat com MC Kevin
No ano passado, 7Belo lançou a música “Melanina” com o MC Kevin (da qual faz parte do álbum “O Menino Ainda Encanta a Quebrada). O funkeiro conta que a música era para ter sido lançada com outros MCs, mas Dona Val, o chamou para fazer feat já que na música o MC Kevin o citava. O single foi muito aceito pelos fãs, sendo um dos mais escutados do álbum.
Novos projetos
Neste ano, MC 7Belo irá lançar seu primeiro ep, com diversas participações e outros ritmos músicais. “Vocês podem esperar um MC 7Belo com ideias diferentes, muito mais maduro e bem eclético”, completou o funkeiro.