O trapper Matuê dá verdadeiras aulas quando o assunto é marketing bem elaborado para seus lançamentos! Aproveitando que hoje é quinta-feira (05), dia universal do TBT, decidimos relembrar a história de um dos lançamentos mais polêmicos do cantor: “A Morte do Autotune”.
No final de 2018, Matuê simplesmente parou a internet com uma notícia chocante: durante um show, ele teria sido atingido por um tiro e, supostamente, morrido. A notícia viralizou rapidamente, deixando seus fãs em choque e tornando o nome do cantor um dos mais comentados no Twitter.
No entanto, tudo não passava de uma estratégia de marketing para o lançamento do single “A Morte do Autotune”. O vídeo que viralizou era parte de um show gravado para o clipe, onde um “novo Matuê” aparece matando sua versão anterior no palco, simbolizando uma transformação em sua carreira.
Confira:
“Às vezes, é preciso destruir o ser exterior para que o ser interior se renove”, explicou Matuê, resumindo a ideia central do clipe que inclui a cena do suposto tiro. A capa do single, que mostra o cantor sendo atingido, junto com o título da música e o próprio clipe, faz uma clara alusão à “morte” do antigo Matuê e ao renascimento de uma nova versão. Inclusive, nesse lançamento, o trapper surpreendeu ao não usar os efeitos vocais, justificando o título “A Morte do Autotune”.
A estratégia de marketing foi tão eficaz que o videoclipe atingiu a marca de 189 milhões de visualizações e 1,7 milhões de curtidas no YouTube.
Assista agora ao clipe:
Recentemente, Matuê lançou um EP intitulado “Sabor Overdose no Yakisoba”, que contém três faixas. No entanto, esse lançamento foi marcado por uma série de polêmicas envolvendo a relação dele com a gravadora Sony Music. Ao que tudo indica, o artista não estava interessado em divulgar o projeto, e sua atitude reflete uma insatisfação com a gravadora.
Nas suas redes sociais, Matuê fez um pedido inusitado aos fãs: “Eles estão rodando uma propaganda zuada tentando passar a situação do EP como marketing. repito não divulguem essa porr*”. O lançamento foi uma forma do trapper cumprir o contrato que o ainda tem com a Sony.
Além disso, ele deixou claro que não pretende incluir as faixas do EP em seus shows, reforçando sua postura de descontentamento com o projeto.