Se você está inteirado no mundo do funk há pelo menos 2 anos, certamente você já deve ter ouvido as expressões “Ae Yuri!” e “Yuri Martins produziu? Mais uma que explodiu!” antes do início de uma música, principalmente na voz do MC Don Juan.
Carioca, o DJ Yuri Martins se familiarizou com o funk de São Paulo e foi o principal nome da categoria no ano de 2017, com diversos hits que atingiram milhões e milhões de visualizações e ficarão marcados na história do funk por um bom tempo.
Mas antes de contar o que foi ano de 2017 na carreira do DJ, vamos relembrar o primeiro sucesso de sua carreira, que foi a música “Tá Tranquilo, Tá Favorável”, do MC Bin Laden. O hit de 2015 teve uma repercussão mundial e foi a virada triunfal na caminhada de Yuri, que iniciou como produtor musical em 2004 e só conseguiu seu reconhecimento 11 anos depois.
Além do hit de Bin Laden, em 2015 Yuri também produziu a música “Predador de Perereca”, ambas foram lançadas em novembro daquele ano e perduram no topo das paradas ao longo de 2016.
Com o nome famoso entre os funkeiros, Yuri Martins iniciou 2017 dedicado a fazer o melhor ano de sua carreira e, com hit seguido de hit, foi o principal nome entre os DJs daquele ano – e olha que a concorrência era pesada.
Naquele ano, apareceram entre as produções do DJ as músicas “Vai Malandra”, de Anitta, Zaac e Tropkillaz, “Vai Embrazando”, também de Zaac, “Tic Tac”, de MC Lan e Lucas Lucco e “Agora Vai Sentar”, dos MCs Jhowzinho e Kadinho, todas com mais de 100 milhões de views.
2017 também foi o ano que marcou uma das principais parcerias entre um MC e um DJ da história do funk, que aconteceu entre Yuri Martins e Don Juan. Com famosas vinhetas que geram nostalgia e músicas dedicadas ao DJ, os dois lançaram uma série de hits como “Oh Novinha”, “Lei do Retorno”, “Boca de Pelo”, “Se Eu Ficar Solteiro”, “Amar, Amei” e muitos outros.
O que marcou também foi o famoso fato do DJ não ‘dar atenção’ a Don Juan, que gerou até uma música partindo dessa brincadeira. “O Don Juan veio gravar comigo e eu gosto de deixar o cara bem a vontade. Eu deixei ele gravando e fui até uma sala que fica ao lado do estúdio, onde tem umas bebidas. Fiquei lá bebendo e ele me chamando, pedindo água, pedindo atenção, reclamando mesmo”, contou Yuri ao Portal Kondzilla explicando sobre o início dessa história.
Em 2018, Yuri seguiu produzindo, mas ainda aproveitava o sucesso do trabalho duro do ano anterior. A maior produção do DJ no ano foi “Vai Voltar Chorando”, se arriscando no brega funk ao lado de Don Juan.
Com os MCs Magal e Rita, Yuri voltou aos holofotes com a música “Decepções”, lançada em meados de 2020. Mas o foco do DJ nesse ano foi outro, o Free Fire. Em diversas aparições ao lado de famosos jogadores do jogo mobile, o produtor mostrou que não é só na música que ele é bom.
Agora em 2021, ele já anunciou que está dando uma pausa para estudar e voltar com tudo ao funk, possivelmente no consciente, que é a maior vertente do gênero do momento. Mas ele não deixou de produzir com Don Juan, juntos, eles lançaram “Madrugada” há dois meses, mas não chegaram nem perto do sucesso feito nos anos anteriores.
Está ansioso pra ouvir “Yuri Martins produziu? Mais uma que explodiu!” mais uma vez? Também estamos, mas enquanto isso não é possível, vamos relembrar a vinheta com um dos maiores hits do DJ: