No dia 12 de abril de 2011 morria um dos maiores nomes da história do funk de São Paulo. A inspiração de muitos dos nossos ídolos de hoje, Eduardo Antônio Lara, mais conhecido como MC Duda do Marapé, foi um verdadeiro relíquia do gênero e é lembrado por muita gente por tudo que fez em sua carreira.
Cria do Morro do Marapé, em Santos, o cantor carregava em seu nome artístico a quebrada onde morava, pois era ela que ele queria representar enquanto cantava pelos palcos.
Duda foi um dos cantores que mais fez sucesso na ascensão do funk da Baixada Santista, se inspirando no movimento originado no Rio de Janeiro, mas sem entrar no proibidão que era a sensação da época pelo lado carioca.
Entre os jovens que seguiam e se espelhavam no trabalho do MC, estão nomes como o de Felipe Boladão, outra lenda do funk paulista. Dois anos antes de ser assassinado, Felipe disse ao site Top Funk que “Duda do Marapé de palco não tem outro aqui na Baixada”.
Muitos consideram o funkeiro como o melhor em presença de palco e em interpretar os sentimentos que passava em suas músicas. Suas letras também eram muito elogiadas por estarem à frente do que era passado no funk na primeira década desse século.
As composições de Duda eram feitas em cima de relatos e situações vividas por ele ou por pessoas de uma realidade parecida com a sua. O seu maior sucesso e que marcou sua carreira foi a música “Lágrimas”, que ele escreveu enquanto estava na Febem (Fundação Casa) no início dos anos 2000.
Mas foi só entre 2005/2006 que a música foi lançada após Duda cantar ela em um de seus shows. Naquela época, era comum a gravação dos áudios dos bailes e a disponibilização da música no site funkmp3. O que não era comum era a quantidade de acessos ao site para baixar uma música, o que derrubou o servidor, pois todo funkeiro queria ter o hit em seu Mp3.
Nessa Thread do Twitter de 2021, você pode entender melhor a criação da música “Lágrimas”:
12 de abril. 10 anos do assassinato do MC Duda do Marapé, o MC mais genial do funk de SP.
seu maior hit, Lágrimas, foi feito na antiga Febem, estourou com um versão improvisada e derrubou um site.
vou contar um pouco da história desse sucesso improvável
— Guilherme Lucio (@guilhermelr94) April 12, 2021
Outros sucessos do cantor foram “Bonde do Régis” e “Ideias Ideias”, músicas que deram ainda mais crédito para elencar Duda como um dos maiores compositores da história do funk.
Muitos MCs em começo de carreira cantam as músicas de Duda para cativar o público. Conhecer a história e as letras da cria do Marapé é o passo inicial para entrar de vez na cena do funk.
MORTE
Duda do Marapé foi assassinado enquanto estava na escadaria do centro de Santos, mais especificamente na cracolândia da cidade. O cantor havia entrado no mundo das drogas e atravessava uma fase difícil em sua vida, quando foi surpreendido por diversos disparos direcionados a ele. Duda foi atingido por 9 tiros.
Quando morreu, o funkeiro tinha 27 anos e duas filhas pequenas.
Outros MCs afirmam que a morte de Duda foi algo orquestrado, mas os responsáveis pelo crime nunca foram encontrados.
Segundo a SSP-SP, o caso foi investigado pelo 1º DP de Santos e o inquérito foi enviado para a Justiça mais de três anos depois da morte, em 1º de setembro de 2014. De acordo com o MP-SP, as apurações não chegaram a nenhum suspeito pelo crime e o caso foi arquivado.
Monstrooo da baixadaaa….. Duda do Marape….