Hoje, a Sobre Funk vai tirar uma curiosidade que com certeza já passou pela sua cabeça: a história por trás do logo da Lacoste.
Pra começar, não tem nada de jacaré. Nas principais letras de funk, propagandas e conversas por aí, o jacaré é colocado como símbolo da marca. Mas na verdade, o animal correto é o crocodilo!
Por mais que sejam de espécies parecidas, existem algumas diferenças. Os jacarés pertencem à família Alligatoridae, enquanto o crocodilo à Crocodilidae. Já em características que podemos ver, há o focinho, que em crocodilos é mais fino e alongado enquanto o dos jacarés são mais curtos e largos.
Agora vamos pra história.
Em 1923, o jovem tenista prodígio René Lacoste dava os primeiros passos no esporte aos 19 anos. Durante uma competição, o capitão de sua equipe prometeu dar uma mala de couro de crocodilo para ele caso ele vencesse o jogo contra o lendário Bill Tilden, o que não veio a acontecer.
No entanto, um jornalista americano o apelidou de “Le Crocodile”, por conta da aposta do capitão e de sua determinação dentro de quadra.
4 anos depois, em 1927, o artista Robert George desenhou o primeiro crocodilo, para uma customização nas roupas que René viria a usar enquanto jogava, bordado em seus casacos, popularizando a marca antes mesmo do seu lançamento. Assim surgia o primeiro logo da Lacoste.
Em 1933, René sofreu com uma forte tuberculose e teve que largar as quadras. Assim, se juntou a André Gillier para fundar a Lacoste. As primeiras polos eram comercializadas, se tornando uma tendência entre jogadores de tênis e golfe.
O famoso crocodilo sob o coração tornava a Lacoste a primeira marca a expor um logo visível em uma peça de roupa.
Abaixo, veja a evolução dos Crocodilos em campanhas publicitárias, com fotos disponíveis no site da marca.
Daí em diante, o crocodilo se tornou um dos logos mais emblemáticos de marcas por todo o mundo. E a Lacoste, empresa de grife, se tornou uma das marcas mais populares e almejadas dos jovens, principalmente do meio do funk.
Então, da próxima vez que você ouvir sobre o jacaré, você já vai saber da história por trás. E que na verdade, o logo da Lacoste não é um jacaré.
VEJA MAIS SOBRE A LACOSTE: