Dentre as histórias curiosas e os momentos emblemáticos da história do funk, o MC Vitinho Avassalador com certeza teve uma enorme contribuição pra popularizar o gênero.
Dono do primeiro meme do funk registrado na internet, o cantor foi um dos responsáveis pela música “Sou Foda”, quando ainda participava do grupo Avassaladores.
Agora, Vitinho lançou um EP para voltar a brilhar na cena do funk. Mas antes de falar mais sobre, vamos voltar um pouco para contar a história do artista, que tem muita bagagem nesse meio.
Inspirado em nomes como Filipe Ret e Sorriso Maroto, Vitinho começou a carreira motivado pelos amigos, e teve ao seu lado outro cantor renomado: Delacruz.
“Eu tocava cavaquinho. Aí meus amigos do bairro me chamavam pra cantar, eu nem imaginava que ia dar bom. O Delacruz, que inclusive é do mesmo bairro que eu, eu levava o Delacruz pros ensaios do nosso grupo, conheço ele desde criança”, conta o MC.
Chegando em 2010, ao lado dos Avassaladores, Vitinho lançou aquele que é um dos maiores hits do funk até hoje e que impulsionou sua carreira para níveis nacionais.
“Estourou um música em BH e veio a ‘Sou Foda’, que foi pro Brasil todo. Ninguém acreditava na música e, do nada, ela estourou no bairro, depois já tava no Brasil todo. Gravamos o clipe sem muito recurso, e aí a televisão começou a chamar, Raul Gil, Globo, todos os programas”
O artista conta que a música mudou a sua vida, mas ressalta que pela proporção que ela tomou, hoje ele deveria ter muito mais reconhecimento dentro da cena do funk, imaginando até como seria se tivesse lançado o hit nos dias de hoje.
“Foi foda, um muleke pobre da favela, sem dinheiro pra nada, família pobre, consegir ajudar a família foi sem explicação”, diz.
“Sou o primeiro meme da internet, mas as pessoas não dão o devido valor, hoje era pra eu ter milhões de seguidores, milhões de portas abertas, o funk em si não dá valor pra quem vem da relíquia. No começo não tinha GR6, não tinha nenhuma produtora, o Rodrigo[GR6] contratava a gente pra show, fomos uns dos pioneiros da internet, um dos primeiros a bater milhões com funk putaria. Se a ‘Sou Foda’ fosse lançada hoje, teria batido 500 milhões, 600 milhões, porque na época não era todo mundo que tinha acesso a internet”
Depois do primeiro sucesso, o MC optou por seguir carreira solo, e seguiu colecionando hits. “Rolézin”, “Bandido Namora”, “Presença Vip”, “Medley das Favelas” e outras no ritmo da putaria, que marcou sua carreira.
Agora renovado, Vitinho Avassalador está partindo para um caminho diferente, para provar pro público que é um artista completo dentro do funk.
“Todo mundo sabe que eu canto putaria, estourei várias: ‘Bandido Não Namora’, ‘Rolézin’, ‘Mulher de Vagabundo’, ‘Presença Vip’, ‘Sou Foda’. Mas a ideia desse meu EP é mostrar que eu sou versátil”, afirma o cantor.
O EP “Chutando Alto” conta com 10 faixas exclusivas, sendo elas:
1 – Como Faz
2 – Best Friend
3 – Faturei mais de 100 mil
4 – Vou te Falar
5 – De Uns Dias pra Cá
6 – Ela Joga Sujo
7 – Plantão
8 – Tente me Entender
9 – Outro Patamar
10 – Ô Nega
Apostando no andamento do seu novo projeto, Vitinho Avassalador ainda deu uma forte declaração ao comparar o funk de 10 anos atrás com a cena atual, ressaltando a poder do dinheiro.
“Hoje o dinheiro que manda, antigamente era o talento. Se você tem dinheiro, você compra música, você sai nas páginas, você tá em tudo. Antigamente não. Quem tinha talento, tinha, e dava certo. Hoje se você não der uma impulsionada, se você não aparecer, você não é ninguém”
Para conhecer mais do novo trabalho do MC Vitinho Avassalador, confira abaixo a faixa “Como Faz”:
VEJA TAMBÉM